top of page
4931029.jpg

QUEM SÃO OS PRETOS VELHOS NA UMBANDA E A SUA IMPORTÂNCIA

Atualizado: 12 de fev.

Na Umbanda, uma das vertentes da religião afro-brasileira, há diversas entidades espirituais que são cultuadas e reverenciadas pelos fiéis.


Uma delas são os Pretos velhos, arquétipo dos espíritos de ancestrais africanos que viveram no Brasil durante a época da escravidão.

Os Pretos velhos são considerados como os mais sábios e experientes da Umbanda, pois passaram por muitas dificuldades e sofrimentos em suas vidas.

Eles são conhecidos por sua humildade, sabedoria e amor incondicional, e são vistos como verdadeiros guias espirituais para aqueles que buscam orientação e ajuda.

De acordo com a crença umbandista, os Pretos velhos possuem a capacidade de curar doenças físicas e espirituais, além de proteger os seus fiéis de energias negativas e influências espirituais malignas.


Eles também são considerados como guardiões da natureza e dos elementos, e podem ajudar a trazer harmonia e equilíbrio para o mundo natural.


A IMPORTÂNCIA DOS PRETOS VELHOS

A importância dos Pretos velhos na Umbanda é tão grande que existem diversas casas de culto que são dedicadas exclusivamente a essas entidades espirituais.


Essas casas são chamadas de "terreiros de Pretos velhos", e nelas os fiéis podem fazer oferendas, rezas e trabalhos espirituais para obter a ajuda e a proteção dessas entidades.

O culto aos Pretos velhos é muito popular em todo o Brasil, e é considerado como uma das principais manifestações da religião umbandista.


Muitos fiéis relatam experiências emocionantes e transformadoras ao entrar em contato com esses espíritos sábios e amorosos, que são vistos como verdadeiros mensageiros da paz e da harmonia.

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre os Pretos velhos na Umbanda, é recomendado que se busque a orientação de um guia espiritual ou de um sacerdote umbandista.

Esses profissionais têm o conhecimento e a experiência necessários para orientar e ensinar os fiéis sobre as práticas e os rituais da religião.

Os Pretos velhos são entidades espirituais de grande importância na Umbanda, pois representam a sabedoria, a humildade e o amor incondicional dos ancestrais africanos.


Eles são vistos como guias espirituais e protetores, capazes de curar doenças físicas e espirituais, proteger contra influências malignas e trazer harmonia e equilíbrio para o mundo natural.

NEM TODO PRETO VELHO FOI PRETO OU ESCRAVO


É isso mesmo!


É importante ressaltar que nem todo Preto Velho foi preto ou um escravo em sua encarnação.


Os Pretos Velhos são espíritos que já passaram por diversas encarnações, e que em cada vida eles adquiriram novos aprendizados e evoluíram espiritualmente.


Assim, um Preto Velho pode ter sido um escravo em uma encarnação passada, mas em outras vidas ele pode ter sido um líder, um sacerdote, um artesão, um agricultor, ou qualquer outra profissão, ou posição social.


E vamos além, pode ser que nunca tenha sido preto e nem um escravo.



Muitos espíritos assumem o ARQUÉTIPO de Preto Velho para assim passar os seus ensinamentos para nós.


Independente de terem sido ou não pretos, ou escravos, são espíritos de muita iluminação, amor e caridade, por isso, a falar com uma entidade dessa linha, você sempre vai sentir o carinho e aconchego.


O importante na Umbanda não é a história de vida que um espírito teve em uma encarnação específica, mas sim o conhecimento e a sabedoria que ele adquiriu ao longo de suas muitas vidas.


Os Pretos Velhos são reconhecidos na Umbanda como entidades sábias e compassivas, que usam seus conhecimentos para ajudar as pessoas nas suas dificuldades e desafios.


"É importante lembrar que a Umbanda é uma religião inclusiva e que não faz distinção de raça, cor, gênero ou orientação sexual".


Na Umbanda, todos são iguais perante as entidades espirituais, e todas as vidas são valorizadas e respeitadas.


Assim, mesmo que um Preto Velho não tenha sido um escravo na sua encarnação, ele é reverenciado e honrado como uma fonte de sabedoria e luz espiritual na religião.

BANHO NA ENERGIA DE PRETO VELHO


O banho de Preto Velho é um ritual muito comum na Umbanda, que tem como objetivo purificar e limpar energias negativas do corpo e da alma.


Esse banho é feito com a ajuda das entidades espirituais conhecidas como Pretos Velhos, que são considerados sábios conselheiros e curadores na religião.


Para fazer um banho de Preto Velho com arruda, guiné e alecrim, siga os seguintes passos:


Materiais necessários:

  • Arruda seca

  • Guiné seca

  • Alecrim seco

  • 2 litros de água mineral ou filtrada

  • Uma panela grande

  • Uma peneira

  • Um recipiente para coletar o banho

  • Toalha

Modo de preparo:

  1. Em uma panela grande, coloque os 2 litros de água para ferver.

  2. Quando a água estiver fervendo, adicione uma colher de sopa de arruda seca, uma colher de sopa de guiné seca e uma colher de sopa de alecrim seco.

  3. Deixe as ervas cozinharem por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente.

  4. Após os 5 minutos, retire a panela do fogo e deixe esfriar por alguns minutos.

  5. Depois que o banho estiver morno, coe as ervas com uma peneira e coloque o líquido em um recipiente.

Como usar o banho:

  1. Tome um banho normal de chuveiro.

  2. Em seguida, despeje o banho de Preto Velho sobre o seu corpo, do pescoço para baixo, mentalizando que todas as energias negativas estão sendo eliminadas.

  3. Permaneça por alguns minutos com o banho no corpo e, em seguida, enxugue-se com uma toalha.

  4. É recomendado que você faça esse banho à noite, antes de dormir.

O banho de Preto Velho com arruda, guiné e alecrim é um ritual poderoso de limpeza e proteção espiritual.


Ele pode ser feito semanalmente, ou sempre que você sentir que precisa de uma limpeza energética mais profunda.


Lembre-se de sempre respeitar as entidades espirituais e agradecê-las pelo seu auxílio e proteção.

COMO TRAZER A ENERGIA DOS PRETOS VELHOS PARA MINHA CASA


Firmar a energia de Preto Velho em uma casa é uma forma de receber a proteção e a sabedoria dessas entidades espirituais na residência.


Para firmar a energia de Preto Velho na sua casa, siga os seguintes passos:


  1. Escolha um canto da casa que será destinado ao altar de Preto Velho. Esse espaço deve ser tranquilo, livre de poluição visual e sonora, e de preferência, próximo a uma janela para que haja circulação de ar.

  2. Monte o altar com objetos que remetam a cultura africana, como uma imagem de Preto Velho.

  3. Acenda as velas brancas ou bicolor branca e preta e peça a proteção e a orientação de Preto Velho para a sua casa e para a sua família.

  4. Coloque as ervas em um recipiente, um copo de aágua e até mesmo um cafezinho. Costuma-se servir o café em uma xícara de ágata.

  5. Se desejar, pode defumar sua casa com um incenso, defumador ou até mesmo um Palo Santo, pedindo para que Preto Velho purifique as energias negativas e atraia energias positivas para o ambiente.


É importante ressaltar que a energia de Preto Velho é uma energia de luz, sabedoria e humildade.


Por isso, é necessário manter o respeito e a gratidão por essas entidades espirituais, honrando suas tradições e valores.


Firmar a energia de Preto Velho em casa é uma forma de manter essa tradição viva e receber sua proteção e orientação espiritual no dia a dia.


ORAÇÃO A PRETO VELHO NA UMBANDA

"Oh, amados Pretos Velhos, espíritos sábios e amorosos, guias espirituais da Umbanda.

Nós vos saudamos com respeito e humildade, pedindo a vossa bênção e proteção. Com a vossa sabedoria ancestral, guiai-nos em nossos caminhos, iluminando nossos corações e mentes com a vossa luz divina.

Protegei-nos de todo o mal, de toda a negatividade e de todo o sofrimento. Com a vossa força e determinação, ajudai-nos a superar os obstáculos que se apresentam em nossas vidas, dando-nos a coragem e a fé necessárias para seguir em frente. Com a vossa compaixão e amor incondicional, curai-nos das nossas dores e aflições, trazendo a paz e a harmonia para nossos corpos, mentes e espíritos. Oh, amados Pretos Velhos, rogamos a vossa presença nas nossas vidas, para que possamos viver em harmonia e em sintonia com o universo.

Dai-nos a vossa bênção, e que a vossa luz sempre ilumine os nossos caminhos."

Gostou do nosso artigo!


Continue acompanhando nosso blog...

Me siga nas minhas outras redes sociais e fique por dentro de tudo...



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Terapia Orixás
bottom of page