top of page
4931029.jpg

OMOLU-TRONO MASCULINO DA GERAÇÃO

Atualizado: 24 de ago. de 2022

Na Umbanda no Dia de Finados é prestado homenagens ao Orixá Omolu.


Omolu cuida de tudo que atente contra os sentidos da vida, absorvendo-os e paralisando-os.


A ideia negativa que se tem desse Orixá vem do papel desempenhado por ele, já que a Omolu é atribuído o momento do desencarne.


A Divindade auxilia cortando os laços que se possuía em vida e seu mistério rege a separação (no momento da morte) entre o corpo físico e espiritual.


Por essa função de zelar do pelos términos e pela morte do que precisa se encerrar, é considerado o Senhor do Cemitério e junto com Pai Obaluaê tem seu campo de força na Calunga, mais precisamente no cruzeiro das almas.

"Morrer é Omolu, fazer a passagem é Obaluaê, nascer em uma outra vida é Iemanjá.


O lado direito do cruzeiro pertence a Obaluaê e o lado esquerdo pertence a Omolu, não que ele seja o Orixá da esquerda, mas energeticamente Obaluaê está na direita e Omolu na esquerda porque Obaluaê é universal e Omolu é retificador."


Alexandre Cumino, curso Orixás na Umbanda

A morte para o Umbandista sugere o fim de um ciclo e início de outro.


Por isso o Dia dos Mortos ou Finados é um dia de celebração da vida espiritual que é renovada e não de tristeza pela perda física.

O campo santo de Omolu está ligado a Terra e tudo o que está abaixo dela e isso também explica a relação com os cemitérios.

É costume nesta data os adeptos seguirem em procissão aos seus pontos de força e prestarem homenagens realizando o banho de pipoca.

Em algumas tradições, a mitologia de Pai Omolu descreve-o como um homem com muitas doenças de pele e por isso, esta sempre com o corpo todo coberto por palhas secas.

Conta a lenda: que certa vez encontrando-se com Iansã, Omolu teve suas feridas transformadas em pipocas, o vento que ela trouxe consigo ao tocar sua pele, o curou das chagas que carregava.


No momento também ergueu-se as palhas que cobriam seu corpo e todos se surpreenderam com a figura de um jovem muito bonito.

Atotô Omolu!

FONTE: UMBANDA EAD



Gostou do nosso artigo! Compartilhe com amigos que precisa saber....


Até o próximo post...


Me siga nas minhas outras redes sociais e fique por dentro de tudo...




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Terapia Orixás
bottom of page